LIVROS



















Se você tiver interesse em um dos livros entre em contato através do email editorapandion@editorapandion.com.br

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: teoria e prática



Diante da rapidez nas mudanças, imprevisibilidade e competitividade do ambiente no qual as organizações estão inseridas, é necessário possuir como diferencial a gestão eficaz e eficiente das pessoas que as compõem. Implementando ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e organizacionais visando a autorrealização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão organizacional.
Embora a tecnologia ofereça uma grande contribuição para a competitividade de uma organização no mercado, as pessoas são o diferencial por possuírem uma ampla gama de competências e talentos desenvolvidos e/ou a serem desenvolvidos e utilizados como alavancas para o sucesso organizacional. Por isso é fundamental a construção de uma relação constante de sinergia entre as organizações e as pessoas.
A percepção de que as pessoas são o ponto central da eficiência e eficácia nas organizações, amplia a atuação do setor de Gestão de Pessoas, que passa a assumir as suas relações com a estratégia organizacional.
A Gestão de Pessoas deve trabalhar integrada ao negócio da empresa como um centro de lucros, que participa política e estrategicamente das ações e decisões globais e agrega valor à empresa por meio do investimento nas pessoas. Para alcançar suas metas, as organizações precisam da contribuição de seus colaboradores, refletindo a competência humana no uso eficiente e eficaz dos seus talentos e dos recursos que compõe a estrutura produtiva da empresa.
Gerir pessoas nunca foi tarefa simples, pois, cada indivíduo está inserido em diferentes ambientes que proporcionam o encontro e a divergência de culturas. Neste contexto, as organizações vêm passando por um amplo processo de transformação no que diz respeito à Gestão de Pessoas. Portanto, vem evoluindo de acordo com as mudanças do ambiente organizacional e seus processos básicos vêm sendo abordados sob diferentes perspectivas entre os estudiosos da área.
O foco da Gestão de Pessoas é o colaborador e a consciência de que o fator humano é o centro de tudo na organização e de que é preciso acionar mecanismos que o estimulem e o conduzam à realização para elevar a produtividade, a satisfação do cliente externo e a competitividade no meio organizacional. Assim, a empresa passou a ter uma concepção de si como um sistema amplo e integrado. Eleger as competências essenciais da organização e mapeá-las torna possível a atualização e a qualificação das organizações.  O Mapeamento das Competências pode auxiliar apontando as competências organizacionais disponíveis na empresa e as que são necessárias para que as atividades sejam exercidas da melhor forma possível. Pode verificar quais os funcionários possuem essas competências e as que precisam ser desenvolvidas.
      
Por competências organizacionais entende-se todo o corpo do conhecimento, metodologias, processos, entre outros. Já as competências individuais são o conjunto de saberes dos colaboradores (conhecimentos, habilidades e atitudes) que é o capital diferencial da organização.
Portanto, o Mapeamento de Competências é fundamental para identificar as competências organizacionais disponíveis e necessárias, além de verificar quais os colaboradores as possuem e qual capacitação poderá desenvolver as competências que ainda não existem e aquelas que necessitam ser melhoradas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS


 

 Os livros Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras (volumes 1 a 5) abordam as áreas da gestão do conhecimento, da gestão de pessoas e do desenvolvimento humano, tendo como referência a necessidade das organizações empreendedoras de manter suas competências sintonizadas com as demandas presentes e futuras de seus mercados. Trazem, assim, uma relevante proposta a ser implementada por organizações, tanto da iniciativa pública quanto da iniciativa privada.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Competência Empreendedora


Ao explorar dimensões científicas do tema empreendedorismo, esta obra aporta importante contribuição não apenas aos iniciados nesta descussão, mas também para todos aqueles que se interessam pela temática em sua relação com o desenvolvimento do país, de sua economia e mesmo, com as oportunidades existentes no mundo dos negócios.''

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL